Ingresso em instituições de ensino portuguesas para quem tem dupla nacionalidade
- Nicolle Asfora
- 5 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Se você tem nacionalidade brasileira e portuguesa e quer estudar em uma instituição de ensino superior em Portugal, já deve saber que não é permitido fazer a sua inscrição através das notas do ENEM. Isso porque, embora também seja brasileiro(a), ter a nacionalidade portuguesa já é o suficiente para impedir que você seja classificado(a) como estudante internacional por questões de igualdade entre os outros candidatos portugueses, logo, já não poderá usufruir das vantagens oferecidas por esse estatuto. No entanto, há uma forma comum de acesso ao ensino superior português que pode ser do seu interesse: o EXAME NACIONAL.
Assim como o nosso Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em Portugal podemos falar no Exame Nacional, uma prova que busca a qualificação de um(a) estudante para possibilitar a sua entrada no ensino superior.
QUEM PODE FAZER O EXAME NACIONAL:
Estudantes portugueses que frequentaram o ensino médio (“ensino secundário”) em Portugal;
Nacionais portugueses que tenham terminado os estudos, mas não entraram na universidade de imediato;
Pessoas que terminaram os estudos em outro país, mas que tenham nacionalidade portuguesa ou de outro país membro da União Europeia, ou também aquelas que já estejam a morar em Portugal por dois anos e que tenham o estatuto de igualdade.
INSCRIÇÕES NO EXAME NACIONAL:
Em primeiro lugar, você deverá validar o seu diploma do ensino médio em Portugal;
Uma vez validado o seu diploma, deverá realizar o seu registro online na PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO ELETRÓNICA EM PROVAS E EXAMES - PIEPE: Nesta fase, caso você ainda não tenha o seu cartão de cidadão português, será necessário solicitar um número interno de identificação na escola onde realizou a sua validação de diploma do ensino médio - e que será a escola onde irá realizar a prova;
Após completar o seu registro, deverá escolher as provas específicas que irá realizar (diferentemente do Brasil, estudantes portugueses que fazem o exame nacional não são submetidos obrigatoriamente a uma prova com todas as matérias, mas sim às que digam respeito ao curso e instituição escolhidos);
No fim, será atribuído um código que o(a) estudante deverá ter com ele(a) e apresentar no dia da prova.
Obs.: Para a realização das provas em Portugal, é importante ressaltar que os conteúdos programáticos não são necessariamente os mesmos do Brasil. Por isso, recomendamos que você procure um curso preparatório antes de fazer o exame!
CANDIDATURA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR:
Após a realização das provas e obtenção das notas, inicia-se a fase das candidaturas nas instituições de ensino superior. Para as instituições públicas, poderá se inscrever em até 6 opções e o processo é feito online, enquanto nas instituições privadas a candidatura é feita diretamente através da plataforma da instituição.
Por fim, cabe referir que cada instituição tem suas próprias regras de admissão, nomeadamente as suas próprias “notas de corte” e também as especificidades das disciplinas exigidas no Exame Nacional para o seu ingresso, de modo que é importante que o(a) estudante realize uma pesquisa anterior à candidatura para entender melhor quais são as suas opções.
Tem dupla nacionalidade e quer saber mais sobre como realizar a prova do exame nacional português? Tem dúvidas quanto à documentação exigida? Estamos aqui para te ajudar!
Comments