Como fazer mestrado em Portugal?
- Nicolle Asfora
- 29 de jun. de 2022
- 3 min de leitura

Fazer o mestrado em Portugal tem sido um sonho a ser realizado por muitos brasileiros que pretendem dar o próximo passo após terem obtido o diploma da graduação ou até mesmo após anos já inseridos no mercado de trabalho. Isso porque, na grande maioria dos casos, o processo de candidatura para o mestrado não exige a validação do seu diploma brasileiro, o que torna o processo bem mais simplificado, e é também uma grande oportunidade para explorar novas possibilidades de carreira internacional! Sendo assim, elaboramos um passo a passo do que você precisa saber para se tornar o(a) próximo(a) mestre em Portugal!
CANDIDATURAS
Dentre as universidades que mais recebem brasileiros, podemos falar na Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Porto). Sendo assim, cada instituição de ensino rege-se pelos próprios regulamentos e editais, pelo que os seus respectivos métodos de ingresso variam entre si.
Normalmente, a candidatura para o mestrado em Portugal é feita na plataforma online de cada instituição de ensino (nos sites da universidade), e é dividida em fases, mediante as vagas que ficam por ser preenchidas da fase anterior. Para efetuar a candidatura, os documentos exigidos são:
Diploma da graduação;
Histórico escolar;
Declaração de CR (média acadêmica);
Currículo;
Carta de motivação;
Carta de Recomendação (ou somente contatos para recomendação);
Cópia do Passaporte ou Identidade.
DURAÇÃO
A duração do mestrado em Portugal é de 2 (dois) anos e é dividida da seguinte forma:
Durante o primeiro ano, o(a) aluno(a) deve comparecer às aulas obrigatórias e é submetido a avaliações escritas (exames) ou então à entrega de trabalhos científicos (os papers). Em seguida, deve proceder à escolha do orientador da dissertação, já com pelo menos um projeto de tese definido. Caso essa escolha não seja voluntária, a universidade deverá atribuir um docente da sua área de estudo para a orientação da dissertação.
O segundo ano, por sua vez, pode ser dedicado à pesquisa e elaboração da dissertação do mestrado, ou, por vezes, pode também ser uma opção viável a realização de um estágio.
CUSTOS
Os custos das mensalidades (“propinas”) para os mestrados em Portugal variam não só conforme a universidade e o curso de escolha, mas também de acordo com o estatuto pessoal do(a) estudante. Em outras palavras, o valor varia mediante o(a) candidato(a) seja nacional de Portugal (estatuto de estudantes nacionais) ou de país estrangeiro (estatutos de estudantes internacionais).
Por exemplo, na Universidade de Coimbra, um aluno do mestrado em Direito que seja português paga o valor de 120 euros por 10 meses (1.200 anuais) por cada ano do mestrado, enquanto um aluno brasileiro paga o valor de 700 euros por 10 meses (7.000 euros anuais).
Além deste custo, é também importante lembrar que há de ser acrescentado na lista o valor da inscrição (candidatura) e, caso seja selecionado, há também de ser efetuado o pagamento de um valor referente à matrícula na instituição. Ainda que esteja no Brasil, esses pagamentos podem ser feitos de diversas formas, como, por exemplo, através de cartão de crédito, paypal ou, caso você já tenha uma conta bancária em Portugal, através de referências do Multibanco.
O DIPLOMA DO MESTRADO É VÁLIDO NO BRASIL?
NÃO! Assim como o diploma obtido na graduação em Portugal não é válido no Brasil de forma automática, o mesmo se aplica aos do mestrado, pelo que o(a) interessado(a) deverá proceder à validação do diploma quando retornar.
COMPENSA FAZER O MESTRADO EM PORTUGAL?
MUITO! É claro que nem sempre é fácil mudar a vida para outro país, seja em termos pessoais, profissionais ou financeiros - e neste caso, ainda mais quando o câmbio Real/Euro é tão significativo. No entanto, se essa é uma possibilidade para você, vale mais do que a pena embarcar nessa experiência!
Durante o período do seu mestrado, você estará em contato com uma enorme quantidade de oportunidades acadêmicas e profissionais na Europa, assim como também poderá aproveitar Portugal em tudo o que o país tem de melhor a oferecer a nível de lazer, nomeadamente através da sua cultura, gastronomia e também proximidade com diversos países da União Europeia. Vale lembrar que, uma vez que você é estudante em Portugal e está legalizado no país como Residente, é possível viajar para qualquer país que faça parte do Espaço Schengen.
Ainda tem dúvidas sobre os mestrados em Portugal e precisa de uma ajuda personalizada para escolher o seu curso e a sua universidade ideal? Estamos aqui para te ajudar!
תגובות